Portuguesa, com certeza


O
quarto instalou-se na antiga cozinha. Depois de removida a parede a meio fez-se um compartimento - nem pequeno nem grande - das duas pequenas assoalhadas existentes. Dentro do roupeiro está ainda a chaminé, forrada a madeira, que não foi demolida. 0 mini-closet, ao lado, ocupou o lugar da banheira, uma vez que, antes, os banhos se faziam dentro da cozinha. Era mais quente! ... junto à porta, com moldura de pedra, existe um recanto, onde estava a sanita, destinado agora à lavandaria. Sai-se, depois, para um pequeno terraço nas traseiras, do qual se avistam marquises e telhados.


antes

depois


depois


depois
Sem igual

Adaptamos as ideias ao espaço "Este tipo de demolição tem de ser feita com observação (ou sondagem) contínua das paredes envolventes e da laje superior." Ou seja, é uma demolição lenta, sendo só depois possível de quantificar e qualificar o tipo da estrutura de reforço a colocar.

Reconstruimos paredes à moda antiga, com tabique e argamassas tradicionais à base de cal, não utilizamos neste tipo de trabalho materiais incompativeis. Para ser possivel colocar pedra em zonas de madeira utilizam-se técnicas de construção não menos antigas.
















O
quarto foi prolongado até ao terraço, aproveitando-se a zona da sanita para uma pequena lavandaria. Ficou-se, assim, com um recanto limitado para estar ao ar livre e apreciar a vizinhança.



 

 

Revista "Casa Cláudia" - Fotógrafo José Miguel Figueiredo

  topo  
anterior
1|2|3|4
 

© 2002 - 2018 Paulo Jones