Portuguesa, com certeza


Mãos à obra

O
apartamento tem uma área total de cerca de 70 metros quadrados. 0 pavimento era de pinho e do mesmo material se manteve. "Tentámos preservar a altura das portas embora com desenho diferente, nivelar o piso da casa, com soalho de pinho sobreposto ao antigo". A porta do corredor, de acesso ao exterior, foi cortada. A porta principal de entrada manteve-se devido ao desnível no pavimento onde aparece a madeira antiga, quase toda escondida por debaixo do novo soalho." 0 pavimento original contava com treze centímetros de desnível. Daí a necessidade de se instalar este por cima. Restauraram-se também todos os estuques, inclusive o florão central reproduzindo-se a peça que faltava. Colocaram-se os contadores à entrada do Apartamento numa parede construída para o efeito.

O pavimento tinha um desnível de treze centímetros. A este sobrepôs-se um novo, deixando apenas um degrau junto à porta da entrada principal, para marcar a diferença. A parede a meio da sala foi, também, removida. As janelas degradadas foram
reconstruídas segundo o modelo original.


antes


durante


antes


durante

depois


depois
Conta a nova sala com três janelas, agora desenhadas no chão pela farta luz. "Tudo o que eram madeiras à volta das janelas foi removido e colocado de novo, devido ao seu estado adiantado de degradação. Aproveitaram-se duas janelas e os veda-luzes. Aplicou-se uma janela nova - porque o restauro era inviável, reproduzindo-se á semelhança das existentes. " A instalação eléctrica e a rede de água e esgotos foram novas e adaptadas, recolocando-se, à entrada, contadores para facilitar a leitura.


 

 

 

 

 

 

 

 

 


O florão antigo estucado no tecto perdeu, entretanto, uma fatia - recuperada, agora. Os restantes estuques, em mau estado, foram também retocados, assim como se disfarēaram os vestígios da existência da antiga parede a meio da sala.


antes






depois

 

 

Revista "Casa Cláudia" - Fotógrafo José Miguel Figueiredo

  topo  
anterior
1|2|3|4
seguinte

© 2002 - 2018 Paulo Jones