"É no restauro das antiguidades que o passado ainda tem futuro"



Aspecto exterior após a remodelação

Um edifício em pleno centro histórico de Constância, com traça tradicional portuguesa apresentando fortes características medievais, - oferecendo a rara particularidade de no piso térreo ainda funcionar uma barbearia bem ao estilo da cultura social de início do século passado - que se encontrava em pré-ruína apresentando várias patologias quer ao nível das estruturas de madeira quer dos revestimentos e instalações. O actual proprietário contactou-nos para que procedêssemos ao restauro e reabilitação do edifício mantendo as suas características e princípio construtivo.

Após a remoção das argamassas das paredes, deixada a nu a estrutura, verificámos que a construção inicialmente com dois andares sofrera alterações posteriores que culminaram com a aplicação de um terceiro piso. Esta ocorrência estava testemunhada pela existência de vestígios da antiga cobertura, nas actuais paredes. As condicionantes do local, - os declives acentuados do sítio de implantação da construção - talvez estejam na origem da existência de vários níveis nos pavimentos de cada um dos andares e das passagens estreitas, quase labirínticas, por meio de pequenas escadas. Os vestígios de requinte de acabamentos, estuques trabalhados, madeiras talhadas ao nível dos vãos e pinturas murais em marmoreados, principalmente no vão das escadas eram uma constante embora se encontrassem em péssimo estado de conservação sendo o garante de que inicialmente a moradia se destinara a alguém de certa importância no meio.


Aspecto exterior antes da remodelação

Iniciámos a intervenção removendo todas as estruturas de madeira danificadas ou em mau estado, inclusive da cobertura, que se encontrava na iminência de queda. Posteriormente procedemos à remoção de todos os revestimentos existentes em pavimentos e paredes bem como das redes eléctricas, de águas e de esgotos. Mantendo todas as estruturas que se encontravam em estado de conservação satisfatório nomeadamente algumas paredes de tabique, alguns tectos de madeira, alguns troços de pintura artística. Estes fragmentos do passado deram-nos inspiração para a prossecução do restauro dentro das linhas originais.



 



Antes


Depois
  Revista "Bricolage e Decoração" - Fotógrafos, Sara Matos e David Aço

  topo  
  1|2|3 seguinte

© 2002 - 2017 Paulo Jones