Paredes de Alvenaria de Pedra


A escolha do sistema construtivo para uma dada parede dependia de vários factores: custos, prazo de execução, natureza de recursos, materiais de ligação, técnicas construtivas, etc... Pelo que não havia à partida critérios que definissem de imediato a solução a adoptar, embora a distribuição geográfica pareça ser o factor de maior influência.

Assim:
- Na zona norte do País, predomina o granito, é esta rocha mais utilizada.
- Na zona centro, predomina o xisto.
- Na região de Lisboa e Alentejo, predominam os calcários.

As pedras utilizadas nas paredes dos edifícios antigos eram normalmente ligadas entre si por argamassas de cal.



Podemos dividir as paredes de pedra argamassada em três grupos.

- Sem aparelhamento.
- Com aparelhamento.
- De duas faces.


Sem aparelhamento

Sem aparelhamento ou ordinária (Corrente), são paredes de pedra toscas, angulosas e irregulares em forma e dimensão, ou roladas, ligadas entre si por argamassas ordinárias.

Este tipo de construção, encontra-se espalhada por todo o país, mas de mais forte implantação na região centro e Lisboa. Possivelmente por este tipo de material ser abundante, mesmo proveniente de demolições. Normalmente é rebocada e caiada para ser protegida dos agentes atmosféricos, nomeadamente a água.

Com aparelhamento

Em Perpianho - ou seja regular, trabalhadas para o efeito, dispostas em camadas e ligadas entre si por argamassas, ou simplesmente depositadas umas sobre as outras. Cantaria que tem toda a largura da parede, aparelhada nas quatro faces.

Encontra-se normalmente na zona Norte do País e à vista.

De duas faces

Paredes de pedra argamassada, normalmente irregular de forma angulosa dispostas em duas folhas, uma interior e outra exterior, preenchidas no meio por material de pequenas dimensões com argamassa ordinária.

O seu travamento era conseguido por meio de ligadores de pedra que atravessavam a parede a toda a espessura, de madeira ou de ferro que impediam o esboroamento lateral das paredes.

 














Pedras roladas não aparelhadas




Pedras angulosas dispostas irregularmente com uma face aparelhada



Pedras com aparelho parcial dispostas em camadas


Perpianho
   
topo

© 2002 - 2017 Paulo Jones